Gestão de Frotas, Segurança

Coronavírus: Como gerir melhor a sua frota durante a pandemia

viaturas

O avanço da pandemia e o aumento de números de casos do coronavírus veio questionar a Gestão de Frotas e Logística.

Com os vários desafios que vão surgindo como a perda de lucro, produtividade e os imprevistos contínuos, torna-se crucial adotar determinadas práticas para gerir melhor a sua frota em tempos de crise correntes.

Em tempos de imprevistos, é fundamental que o gestor de frota esteja sempre informado sobre as várias situações e novidades que são anunciadas do coronavírus. Apesar de ser difícil estar sempre a par de tudo, tente acompanhar sempre as notícias que são divulgadas pelo estado e comunique sempre com os seus colaboradores.

Assim, hoje trazemos um artigo com dicas e práticas onde se poderá guiar para melhorar a gestão da sua frota.

  1. Estabelecer protocolos de higienização entre funcionários e veículos

Como sabemos, máscaras, viseiras e álcool gel já são coisas que não podem faltar no nosso dia a dia.

Assim, coloque sempre à disposição dos seus funcionários para estarem sempre protegidos,  não esquecendo os seus veículos. Forneça sempre materiais de higienização de veículos aos seus condutores de modo a reduzir o risco de contágio.

Para saber mais informações sobre como manter o coronavírus fora do seu veículo, clique neste artigo agora!

  1. Crie turnos

Uma boa estratégia é criar turnos para as suas operações, de modo a manter a produtividade e eficiência da sua frota em tempos de crise. Por outro lado, evite o contacto dos condutores sempre que houver estas trocas e implemente a higienização do veículo sempre que acaba o turno do funcionário.

  1. Consciencializar os funcionários sobre a relevância do coronavírus

Todos sabemos, através das notícias, dos apelos, das campanhas e das publicidades sobre a COVID-19, que esta ameaça é algo muito importante e que todas as normas são para cumprir. No entanto, relembrar as medidas de segurança nunca é demais e acima de tudo, transmita confiantemente que este vírus não é algo individual, mas sim de todos e que é importante avisar caso sintam algum tipo de sintoma.

  1. Comunique com os seus clientes

Em cenário de crise é fundamental comunicar sempre com os nossos clientes, principalmente quando existem vários estabelecimentos e negócios a fechar.

Nestas alturas é valioso ter um canal de comunicação transparente e aberto com os seus atuais clientes, avisando-os sobre alterações nos prazos, horários, atrasos e processos.

  1. Não se esqueça de motivar a sua equipa

Em tempos difíceis não se esqueça de motivar a sua equipa.  Mesmo trabalhando em lay-off ou presencialmente, motive os seus trabalhadores para continuarem o bom trabalho, de modo a aumentar a sua produtividade e conforto.

 

Outros Artigos:

COVID-19: Como manter o coronavírus fora do seu veículo

Software para a sua Gestão de Frota Automóvel

O que é a Gestão de Frotas? Descubra as suas vantagens