Gestão de Frotas, Manutenção Preventiva

A Importância da Manutenção Preventiva na Gestão da sua Frota

Se já leu os artigos anteriores, sabe que uma das dicas mencionadas é a manutenção preventiva e como a mesma pode ter um papel preponderante na gestão da sua frota.

A manutenção preventiva cinge-se a um conjunto de ações de controlo e de monitorização, que tem como finalidade preservar a sua viatura e que a mesma se encontre nas melhores condições possíveis. No entanto, é uma área bastante negligenciada por parte dos gestores de frota.

“Mais vale prevenir do que remediar”, conhece este ditado popular? Pois bem, aplica-se na perfeição neste conceito e resume com exatidão a mensagem que se pretende transmitir.

Note-se que, o objetivo primórdio é que os indicadores de produtividade, operacionalidade e fiabilidade se mantenham, evitando assim, prejuízos a longo prazo na sua frota. Nesta perspetiva, passamos a explicar para que serve a manutenção preventiva. A mesma permite minimizar a probabilidade de ocorrer uma interrupção inesperada da viatura devido a uma grande avaria, ter acesso a qualquer viatura da frota que esteja disponível para uso, estimar os veículos em termos de vida útil, obter a maior produção ao menor custo de reparação e, por fim, garantir a segurança dos colaboradores que trabalham com a sua frota.

Torna-se importante mencionar que existem três tipos de manutenção, sendo elas a preditiva, preventiva e corretiva. As duas primeiras remetem para uma manutenção realizada antes de qualquer avaria surgir, porém apresentam diferenças. A manutenção preditiva assenta nas condições físicas ou de funcionamento dos equipamentos aquando da manutenção, sem que seja necessária uma calendarização e o objetivo é prever a ocorrência de uma avaria antes dela acontecer, recorrendo a técnicas de análise de vibração ou de óleo para avaliar a condição da viatura. A manutenção preventiva remete para uma ação planeada e efetuada independente do estado da viatura, de forma a evitar avarias e atenuar os prejuízos derivados da inutilização da mesma. Ao contrário da anterior, a manutenção preventiva é calendarizada e rege-se por indicadores como o tempo, utilização ou leitura de contadores. Por último, a manutenção corretiva indica para uma técnica feita após a ocorrência de uma avaria e o objetivo é, claro, restaurar a viatura para que a mesma funcione como pretendido.

Agora que já tem nuances sobre a importância da manutenção preventiva na gestão da sua frota, deve refletir sobre a mesma e traçar uma estratégia de manutenção que se adequa melhor. Entenda que, o objetivo não passa só pelo controlo da sua frota, mas sim de definir objetivos e organizar as operações. Com o sistema de gestão de frota Geocar, tem a possibilidade de emitir alertas de gestão administrativa e que são direcionados para o seu e-mail. Os alertas podem ser de vários tipos como a liquidação do IUC, pagamento do seguro, inspeção automóvel, revisão ou manutenções e podem ser definidos consoante as necessidades da sua empresa.

 

Outros artigos:

Gestão de Frotas na Área da Construção Civil

Que competências precisa para ser um bom gestor de frota

Related Posts