Gestão de Frotas

As competências que precisa de adquirir para ser um bom gestor de frota

Saiba quais as competências que precisa de adquirir para ser um bom gestor de frota. O objetivo é obter a maior rentabilidade dos recursos da sua empresa e destacar-se enquanto profissional na área.

Com um mercado cada vez mais competitivo, não são só as empresas que têm a necessidade de se adaptarem e quando um profissional entra no mercado de trabalho. Será que as competências básicas como a comunicação, trabalho em equipa e iniciativa bastam para se destacar? A concorrência não passa só pelas empresas, mas também pelos profissionais em qualquer área e adquirir competências estratégicas pode vir a ser crucial no momento de decisão.

Deve estar a questionar-se sobre a ligação que este tema tem com a gestão de frotas, mas é muito simples. Ter as competências certas pode-se refletir na gestão da sua empresa.

1- Coordenação

Saber coincidir os interesses e as necessidades em prol dos objetivos da empresa pode ser desafiador. Vejamos, é necessário saber gerenciar toda a parte financeira e administrativa da empresa sem deteriorar a área que toca o serviço ao cliente e as necessidades dos motoristas.

2- Orientação a longo prazo

Estabelecer objetivos fundamentados e de forma mensurável através de métricas, para analisar o desempenho da frota é relevante, para quem gere a mesma. Ainda assim, é necessário ter ponderação para quem estipula objetivos, pois deve ter em conta qual é o tempo ativo e inativo da viatura, o rendimento da frota e os custos fixos e variáveis inerentes da mesma.

3- Tomada de Decisão

Geralmente, os gestores têm uma vertente muito polivalente, ou seja, fazer diversas coisas em simultâneo e ter a capacidade de tomada decisão é um processo frequente no seu dia-a-dia. A importância de tomar decisões eficazmente e de forma rápida é crucial quer em cenários de pouca relevância ou em questões de extrema importância.

4- Capacidade de Adaptação

O quotidiano da vida profissional está em constante mudança e é necessário que o gestor de frota tenha capacidade de resposta no momento, lidando com ela sem bloqueios. Vejamos, podem acontecer mudanças tecnológicas e essas serão, provavelmente, contornadas, mas temos o maior exemplo dos últimos tempos, a conjuntura do Covid-19, que exigiu aos variados tipos de gestores adotarem procedimentos de ação que não afetassem desmesuradamente a saúde financeira das empresas.

5- Conhecimento sobre o setor em que se insere

Não tão menos importante que as outras, embora possa ser aprendida com maior facilidade, a capacidade de estar sempre atualizado sobre o mercado que se insere e as suas tendências é de extrema importância, para que possa responder de forma eficiente às necessidades desse mesmo mercado.

6- Capacidade de análise estatística e conhecimento tecnológico

Saiba que a importância desta competência é fundamental e não tendo domínio sobre ela, pode vir a atingir a empresa a longo prazo. O saber interpretar dados de cariz estatístico é meio caminho andado, para se realizar e fundamentar uma gestão eficaz e proveitosa em termos de rentabilidade.

Agora que já sabe  as competências que precisa de adquirir para ser um bom gestor de frota, contacte a equipa comercial da Geocar e peça uma demonstração sem compromisso. Desenvolvemos um sistema de gestão de frota intuitivo para facilitar toda a complexidade que o gerenciamento de frotas exige.

 

Outros artigos:

Como é que a Gestão de Frotas auxilia o E-Commerce

O que é o Ralenti do Motor?

 

 

Related Posts