Como é que a Gestão de Frotas auxilia o E-Commerce

Definir uma estratégia de e-commerce com o apoio de um sistema de gestão de frotas, pode ser o ponto-chave para o sucesso da sua empresa.
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e foi mesmo esse o resultado do crescimento digital em relação ao e-commerce. Anteriormente, os consumidores receavam as compras pela internet, quer devido ao pagamento, ao valor dos portes, prazo de recebimento ou pelo não recebimento da encomenda, porém, esta tendência tem vido a diminuir e a conjuntura do Covid-19 veio banalizar ainda mais este indicador, provocando uma subida acentuada.
Para o consumidor, a experiência do e-commerce passa pela entrada no site e termina quando recebe a encomenda. Já para as empresas, o processo do e-commerce é bem mais complexo e implica um planeamento logístico bem estruturado. O objetivo não é focar no preço dos serviços ou na existência de stock, mas sim na entrega dos produtos e em toda a gestão que isso implica.
É, neste sentido, que a gestão de frotas vem auxiliar o processo de entregas, ou seja, vem ajudar a minimizar os custos, maximizar o número de percursos no menor tempo possível, avaliar as horas críticas e garantir a entrega da encomenda dentro dos padrões de qualidade exigidos. Caso tenha um serviço de transportes contratado para realizar os serviços de entrega da sua empresa, deve optar por um que responda eficazmente a estes aspetos. Em contrapartida, se tem uma frota própria para realizar esses serviços deve ter em conta, também, o tipo de viatura que vai utilizar em conformidade da distância a vir a ser percorrida, assim como o número de entregas numa determinada área e o tipo de encomendas, em relação às especificidades de tamanho e categoria.
De acordo com o relatório “365 dias de pandemia” da SIBS, face aos anos anteriores, o período de tempo entre 1 de Janeiro de 2020 a 17 de Março de 2021, o número de compras online superou, dando destaque ao incremento de 51% no último confinamento (15 de janeiro a 17 de março de 2021). Ainda assim, verificou-se um aumento das compras online em comerciantes portugueses face aos estrangeiros. Este cenário é sinónimo do esforço e transformação digital que as empresas nacionais tiveram para se adaptarem à pandemia.
Seguindo esta lógica, a necessidade de gestão de frotas na estratégia do e-commerce é crucial, porque definir métodos orientados à entrega de produtos é uma forma das empresas ganharem vantagem competitiva, e para os clientes, o prazo de entrega é determinante no momento de decisão de compra.
Outros artigos: