Inspeção automóvel

Conheça as Novas Regras da Inspeção Automóvel

Inspeção Periódica

A partir de dia 1 de Novembro, a inspeção automóvel terá novas regras. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes ( IMT ), a inspeção automóvel irá sofrer alterações que tem como objetivo harmonizar em toda a União Europeia as verificações efetuadas e a forma como é atribuído o grau de deficiência aos problemas encontrados.

Para começar serão implementados dois novos tipos de deficiências.

Segundo o IMT:

O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.”

“O controlo das necessárias operações de recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.”

Quanto às restantes alterações, as novas regras passam por:

  • Desdobramento de todas as deficiências detetadas, detalhando a sua definição para que sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam facilmente compreensíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;

 

  • Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos híbridos e elétricos;

 

  • Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes;

 

  • Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);

 

  • Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

 Outra novidade é a possibilidade de chumbar na inspeção, caso tenha o automóvel sujo, sendo que esta é considerada uma deficiência do tipo 2.

A lavagem que sempre foi aconselhada antes da realização da inspeção, passa a ser obrigatória, assim como será obrigatório os inspetores serem mais rigorosos na avaliação do automóvel em todos os aspetos.

Assim, aconselhamos que antes de ir à inspeção periódica que leia a Deliberação nº 723/2020.

 

Outros Artigos:

Coronavírus – Como gerir melhor a sua frota em tempos de pandemia

COVID-19: Como manter o coronavírus fora do seu veículo

O que posso fazer em caso de roubo ou furto da minha viatura?

 

Related Posts