Dicas de condução para poupar combustível

Quando se tem várias viaturas, sabemos que o custo do combustível é um dos encargos que mais pesa. Assim, se quer saber como poupar combustível em qualquer altura, este artigo é para si.
Os preços dos combustíveis até podem subir mas ao aplicar estas dicas, as suas despesas deverão descer significativamente.
Dicas de condução para poupar combustível:
- Mantenha-se dentro dos limites de velocidade;
Circular acima dos 100 km/h aumenta os níveis de consumo da gasolina e do gasóleo. Segundo os últimos dados, reduzir a velocidade cruzeiro em cerca de 10 km/h ajuda a reduzir o consumo de combustível em 15%.
- Acelere suavemente quando estiver a arrancar num semáforo;
Quando arrancar num semáforo, acelere suavemente e mantenha-se atento ao tráfego e aos semáforos seguintes para evitar ter de parar novamente.
- Se for possível, evite as horas de ponta;
Se possível, evite as horas de ponta. Ao ligar e desligar constantemente o motor ou passar grandes períodos de tempo com o carro parado acabará por consumir mais combustível.
- Utilize o ar condicionado apenas se e quando for necessário;
Segundo os dados mais recentes, a utilização do ar condicionado pode aumentar o consumo do combustível entre os 20% (autoestrada) e os 30% (cidade).
- Pressão nos pneus;
Manter a boa pressão dos pneus vai ajudá-lo a reduzir as despesas com o combustível: quanto menor a pressão dos pneus, maior será o consumo da gasolina e do gasóleo.
- Manutenções;
Confira o estado das velas, dos filtros de ar, o alinhamento da direção e o estado do motor. Um carro em bom estado ajuda-o a poupar combustível.
- GPS;
Antes de sair de casa, saiba bem o percurso a percorrer e escolha sempre a rota mais curta: dessa forma vai poupar tempo e dinheiro. Se necessário, um GPS poderá ser uma alternativa.
- Tipo de Combustível;
Utilize o tipo de combustível mais adequado para o seu veículo. No manual da sua viatura poderá encontrar o tipo de combustível recomendado. Tenha em mente que nem sempre o mais caro significa o melhor.