Construção Civil, Gestão de Frotas

Gestão de Frotas na Área da Construção Civil

Fique a entender como é que a gestão de frotas se enquadra na área construção civil e saiba, também, como é que pode trazer vantagem competitiva para a sua empresa.

A solução de gestão de frota automóvel permite localizar as viaturas em tempo real e minimizar custos através de uma gestão administrativa e financeira, de forma a aumentar a produtividade e segurança da frota. Em contrapartida, é questionável se esta gestão eficiente, é igualmente necessária em veículos utilizados na construção civil. Neste sentido, abordamos a importância da gestão de frotas nesta área.

Na construção civil, o uso de veículos pesados, como guindastes, camiões, retroescavadoras e outros é inerente à atividade e, também é necessário reforçar que são veículos de alto custo e de grande investimento por parte das empresas. Quer isto dizer, que se torna imperativo gerir esta categoria de veículos, para obter uma maximização da disponibilidade de recursos.

Vejamos, existe uma vasta variedade de empresas nesta área e ganhar vantagem competitiva, em termos de prazos de finalidade dos projetos e não despender de mais disponibilidades monetárias para essa finalidade, pode ser uma mais-valia para quem se encontra neste ramo.

O objetivo é cumprir com eficácia e eficiência os negócios propostos, portanto para além de realizar todos os procedimentos já conhecidos da gestão de frotas, ficam algumas dicas extra para adquirir mais produtividade da sua frota pesada.

Primeiramente, deve ter em conta as deslocações dos veículos, pois sendo eles pesados, deve evitar fazê-las sem que haja necessidade e logo aí poupa em custos de deslocação. De seguida, deve inspecionar os níveis de desgaste, porque uma máquina parada pode trazer prejuízo e com um sistema de gestão de frotas, pode acompanhar o nível de desgaste e a vida útil da máquina. Posteriormente, outro aspeto fundamental e de conhecimento geral nesta área, é a manutenção preventiva, que permite antecipar e corrigir problemas sem prejudicar a produtividade do veículo pesado, minimizando o valor da manutenção. Por exemplo, o controlo dos pneus é uma atitude crucial, porque são peças de alto custo e se não houver essa inspeção, a diminuição da produtividade e o aumento de gastos irão ser reflexos dessa falha.

Saiba que, as frotas de veículos pesados não têm necessariamente de estar sempre em movimento para requererem de um sistema de gestão de frota, ou seja, adquirir um sistema que lhe permite fazer uma gestão com vista no cumprimento de prazos e controlo adequado do processo produtivo é meio caminho andado para o sucesso da empresa.

 

Outros Artigos:

Que competências precisa para ser um bom gestor de frota

Como é que a Gestão de Frotas auxilia o E-Commerce

Related Posts