KPI’s na Gestão de Frota

O que são KPI’s?
KPI é a sigla para o termo em inglês key performance indicator, o que significa indicadores chave de desempenho.
Ora trata-se de uma ferramenta que o ajuda a acompanhar e avaliar a evolução e concretização dos seus objetivos/tarefas definidos no processo operacional de um departamento ou colaborador.
Qual a importância do KPI na gestão de frotas?
A adoção de KPI na gestão de frota ajuda o gestor na observação e avaliação dos resultados reais do seu negócio.
O KPI também permite projetar resultados e oportunidades futuras, aumentando o desempenho da sua frota, aperfeiçoar processos dentro do setor de transporte da empresa como um todo, melhorando consequentemente o faturação do negócio.
Quais os 5 principais indicadores na Gestão de Frota?
As KPI’s são indicadores–chave de desempenho que ajudam a medir o desempenho de um departamento. No caso da gestão de frota os principais indicadores são:
- Média de consumo de combustível;
- Manutenção dos veículos;
- Número de horas de uso da frota;
- Número de Km percorridos pela frota;
- Número de falhas.
Quais os benefícios na definição de KPI’s?
Como todos os indicadores, quando bem utilizados, permitem-lhe alcançar uma série de benefícios, tais como:
- Otimização do fluxo de trabalho, uma vez que consegue avaliar a evolução dos resultados e consequentemente o desempenho dos seus colaboradores;
- Melhoria na gestão dos recursos do departamento, pois empresas que possuam por exemplo benefícios como prémio de proatividade conseguem basear a atribuição do mesmo no alcance dos KPI’s individuais de cada colaborador;
- Redução de custos da frota, tento por base a análise dos resultados de algumas métricas definidas, como por exemplo Média de consumo de combustível ou número de falhas;
- Melhora na rentabilidade, devido ao aumento da produtividade da equipa.