O roubo de catalisadores – Saiba como a localização GPS o pode ajudar

Até janeiro de 2021, este tipo de crime ocorria pontualmente. Mas alguns componentes estão em falta devido à pandemia e dispararam no valor de mercado
Foi com o início da pandemia que este crime aumentou. De março de 2020 a maio de 2022, foram roubados 7883 catalisadores.
Estes são os números avançados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) à CNN Portugal, que adianta já ter em curso várias operações para diminuir o número destes crimes, que causam especial impacto na sociedade.
Porquê roubar catalisadores?
Lembre-se que o catalisador é uma peça que se encontra junto ao escape do veículo e tem vários componentes de base como o paládio, a platina, o ródio e o molibdênio, tudo elementos cuja extração foi interrompida com a pandemia, levando a um disparo no valor de mercado.
As autoridades têm identificado a revenda no mercado negro, a venda a empresas de tratamentos de resíduos ou a venda dos metais preciosos que contêm no interior como os objetivos principais para o furto de catalisadores.
São os carros mais recentes os maiores alvos para estes roubos. Isto acontece porque os materiais mais importantes do sistema vão-se desgastando ao longo do tempo.
Como a localização GPS o pode ajudar?
– Através da localização GPS na palma da sua mão irá aumentar a sua segurança e da sua viatura própria, através do seu acompanhamento constante.
– Um localizador GPS será essencial para acompanhar os percursos realizados da viatura quando é utilizada por outra pessoa e essa informação pode ser partilhada com as autoridades