Qualquer gestor de frota procura aumentar a eficiência e rentabilidade do seu negócio e paralelamente reduzir o custo da sua frota.
No entanto esta redução precisa ser pensada de uma forma que não prejudique a qualidade do serviço, por isso, é importante que haja um planejamento estratégico.
Reunimos, por isso, algumas dicas que ajudam a diminuir a fatura da frota e a otimizar a gestão:
– Estabeleça parcerias: Quanto maior a frota, mais complexa e dispendiosa é a sua manutenção, assim é importante estabelecer contato com parceiros estratégicos para assim captar vantagens para a sua empresa, como por exemplo: desconto em combustível, peças e serviços na rede de oficinas.
– Investir em tecnologia e software de gestão: Com apoio na tecnologia é possível adquirir ferramentas que vão de encontro com as suas necessidades e o seu negócio, podendo com rapidez melhorá-las ou adaptá-las à medida da evolução do seu negócio.
Uma solução como o Geocar garante-lhe a transmissão em tempo real da localização e estado das viaturas e condutores, potenciando o aumento da produtividade e da segurança através da gestão eficaz dos recursos.
– Formação aos motoristas e análise do perfil de condução: Para diminuir o custo de manutenção de frota é necessário sensibilizar ou formar os seus colaboradores para adoção de um estilo de condução económico e defensivo, pois o contrário traduz-se não só num aumento de combustível, mas também no desgaste de peças, como as correias, discos e pastilhas de travão, entre outros.
– Agir preventivamente: A manutenção preventiva remete para uma ação planeada e efetuada independente do estado da viatura, de forma a evitar avarias e atenuar os prejuízos derivados da inutilização da mesma. Adotar uma rotina de manutenção periódica é um fator extramente importante na redução de gases poluidores.
Ter os pneus sempre calibrados ou a troca do filtro de ar são alguns exemplos de ações preventivas que reduzem drasticamente a emissão de poluentes, por exemplo a substituição do filtro de ar danificado é capaz de reduzir em 40% das emissões.
– Pesquisar os melhores preços de combustível: O custo com os combustíveis é cada vez mais um dos encargos mais elevados na gestão de frotas, e a constante oscilação dos preços dificulta ainda mais o dia-a-dia do gestor.
Nesse sentido, fazer o levantamento frequente do mercado e negociar com os vários fornecedores pode tornar-se benéfico para o negócio – como descontos em troca da fidelização ou facilidade de pagamento.
Ao agendar uma demonstração, terá acesso a um acompanhamento personalizado por parte da nossa equipa de comerciais, que esclarecerá com detalhe o funcionamento do serviço de gestão de frotas, inclusive a demonstração completa da plataforma e aplicações mobile, assim como o acesso a todos os planos e preços ajustáveis à sua frota.