Competências para ser um bom gestor de frota
Post image
02 Jan

Saiba quais as competências que precisa de adquirir para ser um bom gestor de frota. O objetivo é obter a maior rentabilidade dos recursos da sua empresa e destacar-se enquanto profissional na área.

Com um mercado cada vez mais competitivo, não são só as empresas que têm a necessidade de se adaptarem e quando um profissional entra no mercado de trabalho. Será que as competências básicas como a comunicação, trabalho em equipa e iniciativa bastam para se destacar? A concorrência não passa só pelas empresas, mas também pelos profissionais em qualquer área e adquirir competências estratégicas pode vir a ser crucial no momento de decisão.

Deve estar a questionar-se sobre a ligação que este tema tem com a gestão de frotas, mas é muito simples. Ter as competências certas pode-se refletir na gestão da sua empresa.

1- Coordenação

Saber coincidir os interesses e as necessidades em prol dos objetivos da empresa pode ser desafiador. Vejamos, é necessário saber gerenciar toda a parte financeira e administrativa da empresa sem deteriorar a área que toca o serviço ao cliente e as necessidades dos motoristas.

2- Orientação a longo prazo

Estabelecer objetivos fundamentados e de forma mensurável através de métricas, para analisar o desempenho da frota é relevante, para quem gere a mesma. Ainda assim, é necessário ter ponderação para quem estipula objetivos, pois deve ter em conta qual é o tempo ativo e inativo da viatura, o rendimento da frota e os custos fixos e variáveis inerentes da mesma.

3- Tomada de Decisão

Geralmente, os gestores têm uma vertente muito polivalente, ou seja, fazer diversas coisas em simultâneo e ter a capacidade de tomada decisão é um processo frequente no seu dia-a-dia. A importância de tomar decisões eficazmente e de forma rápida é crucial quer em cenários de pouca relevância ou em questões de extrema importância.

4- Capacidade de Adaptação

O quotidiano da vida profissional está em constante mudança e é necessário que o gestor de frota tenha capacidade de resposta no momento, lidando com ela sem bloqueios. Vejamos, podem acontecer mudanças tecnológicas e essas serão, provavelmente, contornadas, mas temos o maior exemplo dos últimos tempos, a conjuntura do Covid-19, que exigiu aos variados tipos de gestores adotarem procedimentos de ação que não afetassem desmesuradamente a saúde financeira das empresas.

5- Conhecimento sobre o setor em que se insere

Não tão menos importante que as outras, embora possa ser aprendida com maior facilidade, a capacidade de estar sempre atualizado sobre o mercado que se insere e as suas tendências é de extrema importância, para que possa responder de forma eficiente às necessidades desse mesmo mercado.

6- Capacidade de análise estatística e conhecimento tecnológico

Saiba que a importância desta competência é fundamental e não tendo domínio sobre ela, pode vir a atingir a empresa a longo prazo. O saber interpretar dados de cariz estatístico é meio caminho andado, para se realizar e fundamentar uma gestão eficaz e proveitosa em termos de rentabilidade.

Agora que já sabe as competências que precisa de adquirir para ser um bom gestor de frota, contacte a equipa comercial da Geocar e peça uma demonstração sem compromisso. Desenvolvemos um sistema de gestão de frota intuitivo para facilitar toda a complexidade que o gerenciamento de frotas exige.

Entre em contacto e agende uma demonstração

Ao agendar uma demonstração, terá acesso a um acompanhamento personalizado por parte da nossa equipa de comerciais, que esclarecerá com detalhe o funcionamento do serviço de gestão de frotas, inclusive a demonstração completa da plataforma e aplicações mobile, assim como o acesso a todos os planos e preços ajustáveis à sua frota.