Voltar

Aumente a segurança dos motoristas

5 dicas para aumentar a segurança dos motoristas

SEGURANÇA

10 JAN 2024

Problemas de roubo e segurança aumentam nos últimos tempos no setor dos transportes. Para garantir a segurança dos seus motoristas e ativos, deixamos algumas dicas para si:

Localização em tempo real da viatura e carga

A segurança dos veículos e dos condutores é uma prioridade para qualquer empresa. Com o software Geocar consegue localizar as suas viaturas e condutores em tempo real através de qualquer dispositivo. Este permite, por exemplo numa situação de perigo, localizar de imediato a viatura e mesmo à distância prestar auxílio ao condutor e garantir a recuperação dos veículos em caso de furtos, roubos ou carjackings.

Botão de Pânico

O Botão de pânico é um mecanismo simples e prático que permite acionar ajuda quando o motorista está numa situação de emergência. Instalado de forma discreta, é colado no tablier da viatura para que ao ser pressionado emita um alerta

Tempos de condução e repouso

O cansaço é um fator de risco para a segurança rodoviária, no caso dos motoristas esse fator agudiza-se. O respeito dos tempos de repouso e condução nos veículos pesados é, por isso, muito importante, pois caso contrário agravam-se algumas situações de risco como por exemplo: menor capacidade de reação, redução da visão periférica reduzida e aumento da desconcentração.

Para esta temática existe um aparelho de controlo denominado tacógrafo – consiste num aparelho selado de controlo de velocidade, distâncias percorridas, tempos de condução e de repouso.

Condução defensiva

Não poderíamos falar de segurança sem introduzir o conceito de condução defensiva. Trata-se de conduzir de maneira a prevenir, evitar ou não provocar qualquer acidente independentemente das condições de circulação, meteorológicas, do veículo, e comportamentos de outros condutores ou peões.

Manutenção preventiva & Segurança ativa e passiva

A manutenção preventiva remete para uma ação planeada e efetuada independente do estado da viatura, de forma a evitar avarias e atenuar os prejuízos derivados da inutilização da mesma. Adotar uma rotina de manutenção periódica é um fator extremamente importante na redução de gases poluidores.

Ter os pneus sempre calibrados ou a troca do filtro de ar são alguns exemplos de ações preventivas que reduzem drasticamente a emissão de poluentes, por exemplo a substituição do filtro de ar danificado é capaz de reduzir em 40% das emissões.

Também a implementação proativa de sistemas de segurança ativa e passiva dos veículos desempenham também um papel fundamental na segurança.

ENTRE EM CONTACTO E AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO

Ao agendar uma demonstração, terá acesso a um acompanhamento personalizado por parte da nossa equipa de comerciais, que esclarecerá com detalhe o funcionamento do serviço de gestão de frotas, inclusive a demonstração completa da plataforma e aplicações mobile, assim como o acesso a todos os planos e preços ajustáveis à sua frota.